Edifício Prof. Antonio Candido (Letras)

Desde o século XIX, escritores e estudiosos vêm se lançando ao debate sobre como definir e limitar o “fantástico” enquanto categoria literária. Em 1970, Tzvetan Todorov, em sua célebre Introdução à literatura fantástica, definiu-o como um gênero na fronteira com outros dois: o “estranho” e o “maravilhoso”. Desde então, estes e outros conceitos, como a “fantasia”, o “gótico”, a “ficção científica”, o “absurdo”, o “terror” ou o “steampunk” vêm sendo discutidos, ora como gêneros ou subgêneros literários, ora como modos narrativos, ora ainda como estéticas que transcendem a própria ideia de narrativa. Desde meados dos anos 2000, estudiosos brasileiros têm optado por agrupar essas diversas nomenclaturas dentro da macrocategoria “insólito ficcional”, numa tentativa epistemológica de abarcar conceitualmente todas as literaturas que retratem em algum nível uma distorçam ou subversão da convencionada “realidade”, em contraponto às ditas “literaturas miméticas”, isto é, aquelas ancoradas em uma representação considerada realista. Considerando que na contemporaneidade, múltiplas formas de classificação são todo o tempo criadas à medida que as vertentes do insólito ficcional se expandem e se transformam, nesta I Jornada de Estudos Insólitos da Universidade de São Paulo, organizada pelos grupos de pesquisa Nós do Insólito: vertentes da ficção, da teoria e da crítica, sediado na UERJ, sob liderança do Prof. Dr. Flavio García, e o grupo Produções Culturais e Literárias para Crianças e Jovens, da USP, liderado pela Profa. Dra. Maria Zilda Cunha, vamos nos dedicar justamente aos estudos dessas categorias sob o prima das fronteiras que formam com outras, por vezes fundindo-se ou hibridizando-se. Em cada apresentação, será priorizado o debate teórico, ao mesmo tempo em que será explorada a aplicabilidade de vários desses conceitos em obras narrativas de épocas e origens diversas. O objetivo deste evento é apresentar aos alunos de letras, pesquisadores e interessados em geral uma introdução a estes estudos e um panorama de produções insólitas lidas sob a perspectiva desafiadora de categorizá-las a partir das variadas vertentes do insólito ficcional.

Organização:

Bruno Anselmi Matangrano (Vice-Líder do GP Nós do Insólito – UERJ e Professor na Escola Normal Superior de Lyon – ENS/Lyon – França

Lígia R. Máximo Cavalari Menna (Membro do GPPLCCJ – USP e Professora na Universidade Paulista – UNIP)

Nathália Xavier Thomaz (Membro do GPPLCCJ e Doutoranda – Universidade de São Paulo – USP)

Coordenação geral:

Profa. Dra. Maria Zilda da Cunha (Líder do GPPLCCJ e Professora na Universidade de São Paulo – USP)

Realização:

Grupos de pesquisa Produções Culturais e Literárias para Crianças e Jovens (FFLCH-USP) e Nós do Insólito: vertentes da ficção, da teoria e da crítica (UERJ)

PROGRAMAÇÃO:

Abertura do evento -  sala 266

10h00-10h15: Maria Zilda da Cunha

Aspectos do Maravilhoso:

10h15-10h40: Lígia R. Máximo Cavalari Menna: Entre o maravilhoso e a fantasia: hibridismos em Hans Christian Andersen

10h40-11h05: Paulo Cesar Ribeiro Filho: Contos de fadas e horror: o motivo da mão decepada na literatura francesa

11h05-11h30: Ricardo Iannace: Fantástico ou Realismo Maravilhoso em Murilo Rubião: uma incerteza classificatória

11h30-12h00: Debate

12h00-14h00: Almoço

Vertentes da Fantasia - sala 107

14h00-14h25: Oscar Nestarez: Horror e fantasia em narrativas Darkfantasy: a magia do arrepio

14h25-14h50: Ana Carolina Lazzari Chiovatto: Fantasia urbana e narrativa policial na literatura brasileira contemporânea

14h50-15h15: George Amaral: New Weird: hibridismo formal, estranhamento e crítica social

15h15-15h45: Debate

Em torno da FC

15h45-16h10: Renata Philippov: Proto ficção científica, gótico, fantástico: hibridismos em “O Homem de Areia”, de E.T.A. Hoffmann

16h10-16h35: Roberto de Sousa Causo: Space Opera: Refiguração de Gêneros como Aventura Espacial

16h35-17h00: Ana Rusche: Ficção Climática em diferentes tradições literárias

17h00-17h30: Debate

17h30-17h45: Coffe-break

Futurismos e retrofururismos:

17h45-18h10: Nathalia Xavier Thomaz: Ucronia e Ficção Alternativa em quadrinhos: o conceito de “reciclagem” pelos olhos da 9ª arte

18h10-18h35: Sandra Trabucco Valenzuela: Ciberpunk: “high tech, low life” na literatura e no cinema

18h35-19h00: Bruno Anselmi Matangrano: Maravilhoso-científico, Steampunk, Steamfantasy: quando a Fantasia se encontra com a Ficção Científica

19h00-19h30: Debate

Banner preto com elementos desenhados em cinza, como pássaros, que remetem ao insólito da I Jornada de Estudos Insólitos da USP.