Data de início
Data de término
Local
Edifício Prof. Antonio Candido de Melo e Souza (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, sala 200, Cidade Universitária)
Descrição

Palestra "O burguês internacional falhado em dois movimentos: O mandarim e A relíquia" com José Carlos Siqueira (Universidade Federal do Ceará e pesquisador do Grupo Eça) 

Publicados nos anos 1880, as narrativas O mandarim e A relíquia parecem corresponder a exercícios de experimentação literária realizados sob o influxo de um momento de questionamento estético de Eça de Queirós (não por outro motivo chamado de a Crise de 1880). Aceita essa premissa, que tal pensarmos os dois livros como um díptico, uma obra em duas partes que, por um lado, mantêm certa autonomia, por outro, só podem ser plenamente compreendidas no jogo dialético com o todo. Assim, apresentaremos a síntese de nossa pesquisa acerca do funcionamento literário dessa(s) obra(s) sob esta perspectiva, em que a fricção entre as duas ficções faz surgir a figura sui generis do burguês internacional falhado.

José Carlos Siqueira é professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, sendo vice-coordenador do Curso de Letras desta instituição. Possui pós-doutorado Estudos Comparados de Literaturas de Língua
Portuguesa, doutorado em Literatura Portuguesa e mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, todos os títulos pela FFLCH-USP. Realizou seu bacharelado em Linguística pela mesma universidade. Publicou em coautoria os livros: Cultura e Memória na Literatura Portuguesa (2009), Literatura Brasileira Contemporânea (2009), Literatura Portuguesa (2008), todos pelo IESDE Brasil, Curitiba. É membro fundador do Grupo Eça, grupo de pesquisa credenciado pelo CNPq e dedicado ao estudo da obra de Eça de Queirós.

Folder
Cartaz de divulgação do evento, com informações presentes na descrição.